Pesquisar textos neste blog

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

FUTURO INCERTO - Sem saber para onde ir, governo do RS decide tirar emissoras do Morro Santa Tereza até março


















Secretário da Administração do RS, Elói Guimarães
Foto: Gabriela Di Bella/JC

JORNAL DO COMÉRCIO
Notícia da edição impressa de 10/12/2009
Guimarães vai realocar a TVE antes de março
Prazo para a desocupação do prédio expira em março de 2010; venda à EBC é dada como certa


O governo do Estado trabalha com "várias alternativas" de novos locais para o funcionamento da TVE e da FM Cultura, mas ainda não tem definição sobre o assunto. A afirmação é do secretário estadual da Administração e Recursos Humanos, Elói Guimarães. A Fundação Estadual Piratini deve sair até o final de março de 2010 do prédio no Morro Santa Tereza, que ocupa desde 1980.

"Estamos analisando várias alternativas. De concreto, não temos nada", diz o secretário ao Jornal do Comércio. Guimarães explica que foi uma "decisão de governo" não adquirir o imóvel, de propriedade do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), pelo valor de R$ 4,7 milhões, mesmo com a recente venda do antigo prédio da Corlac por R$ 13,6 milhões.

"O prédio careceria de reformulação, por ser um imóvel antigo. Isso implicaria um investimento fantástico e o governo entendeu que não deveria ficar mais lá", justifica.

O INSS tenta se desfazer do imóvel, adquirido em troca de dívidas dos Diários Associados, seguindo orientação do Ministério da Previdência para que prédios ociosos da instituição sejam repassados. A TVE tinha prioridade na compra, mas como o governo estadual comunicou o desinteresse, o INSS tenta vendê-lo agora a entidades da administração pública, que têm até o dia 21 para apresentar oferta.

A venda à Empresa Brasil de Comunicação (EBC) é dada como certa. A informação foi repassada aos funcionários da TVE pelo diretor da Federação Nacional dos Jornalistas, José Carlos Torves, que teve reunião na terça-feira com o ministro da Previdência, José Pimentel. Segundo a assessoria de imprensa do INSS no Estado, ainda não houve manifestação oficial.

Guimarães promete encontrar novo local para a TVE antes do prazo final para a desocupação, apesar do prazo curto. A definição é colocar a emissora num prédio próprio do governo do Estado. "Não queremos locar. Queremos dar melhor aproveitamento aos prédios", diz. Quanto ao insucesso numa permuta com o INSS que permitisse a permanência da TVE no atual local, Guimarães afirma não ter recebido nenhuma comunicação desde que está à frente da secretaria.

No caso de venda à EBC, a direção da empresa já sinalizou com a possibilidade de uma parceria com a TVE. Os funcionários fazem um abaixo-assinado pedindo a permanência da emissora no local e preparam uma série de atividades nos próximos dias. A Comissão de Serviços Públicos da Assembleia Legislativa deve votar hoje um requerimento para a realização de audiência pública sobre a questão.

Um comentário:

leon brawl disse...

caros amigos comunicadores.
aqui quem escreve é
Leonardo Brawl Márquez,
músico, arquiteto e produtor cultural.

sou o coordenador da Associação Sonar Cultural (http://associacaosonarcultural.wordpress.com)
e coordenador de planejamento do Ponto Fora do Eixo da capital gaúcha (http://www.foradoeixo.org.br)

integro tb o Circular Coletivo de Produção, de porto alegre.

estou entrando em contato pra colocarmos a disposição nossos esforços e casting de músicos para a realização do ato-show.

seguem os contatos:

..::brawl
baixo|arte&design|archi&urb|prod

extremoROCKsul (CircuitoFora do Eixo)
associaçãoSONARcultural
http://associacaosonarcultural.wordpress.com

Circular RS Coletivo de Produção
http://circularcoletivo.blogspot.com

msn - brawl_1@hotmail.com
skype - brawlpbass
cel.: [+55 0xx51] 93130166
phone: [+55 0xx51] 32235708
twitter: @Brawlix

Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil - 2009

*escute*
http://www.myspace.com/subtropicais
http://www.myspace.com/proveitosa
http://www.myspace.com/cozinheiros
http://www.myspace.com/levitaneostripulantes