Pesquisar textos neste blog

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

TVE e FM Cultura estão sendo transferidas por birra da governadora, denuncia Pont

FUNDAÇÃO PIRATINI
Denise Ritter | PT 17:34 - 22/12/2009
Fonte: www.al.rs.gov.br

No dia marcado para o anúncio do local que abrigará a nova sede da TVE e da FM Cultura, o deputado Raul Pont denunciou ser inconcebível que, por uma "idiossincrasia, uma birra" da governadora Yeda Crusius, as emissoras da Fundação Piratini sejam retiradas do espaço que ocupam há mais de duas décadas. O petista ressaltou, na sessão plenária desta terça-feira (22), que o governo do estado não se dispôs a comprar a atual área e, tampouco, a negociar a permanência naquele local com a Empresa Brasil de Comunicações (EBC).
Pont questionou a má vontade do executivo gaúcho em adquirir o espaço das emissoras no morro Santa Tereza, vendido pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) à EBC por R$ 4,7 milhões, com uma entrada de 10% e mais 60 parcelas mensais. " Será possível construir um novo prédio com toda a estrutura necessária por este valor?", raciocinou. O INSS foi forçado a comercializar a área porque o Tribunal de Contas da União determinou que se desfizesse de ativos não relacionados ao seu campo de atuação.
Foi neste momento que a EBC propôs a permanência da TVE naquele espaço a partir da celebração de um convênio com o governo estadual. Desta forma, a emissora gaúcha transmitiria a programação da TV Brasil em canal aberto, ao mesmo tempo em que a programação local seria levada para o restante do país. O Rio Grande do Sul é o único Estado que ainda não estabeleceu o convênio com a nova empresa pública de comunicações. Falando em nome da bancada do PT, Pont frisou estar fazendo um pronunciamento "quase cautelar, para evitar que, no futuro, digam que a TVE foi fechada pelo governo federal".

Nenhum comentário: