Pesquisar textos neste blog

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Movimento SOS TVE e FM Cultura promove ato no Brique da Redenção neste domingo, dia 20 de dezembro

 Será um dia de manifestações livres em defesa e manutenção das emissoras públicas
 Das 11h às 15h artistas, intelectuais, entidades de classe e outros convidados expressarão seu apoio ao movimento


Será realizado neste domingo, dia 20 de dezembro, a partir das 11h, no Brique da Redenção, em Porto Alegre, próximo ao Colégio Militar, um ato público SOS TVE e FM Cultura promovido pelos funcionários da Fundação Cultural Piratini – Rádio e Televisão e pelos Sindicatos dos Jornalistas e Sindicato dos Radialistas do Estado. O objetivo é chamar a atenção da comunidade gaúcha para o processo de desmonte e sucateamento da TVE/RS e da FM Cultura.
O agravamento da situação se deu pela recente negociação de venda do histórico prédio no Morro Santa Tereza onde, há 50 anos, no dia 20 de dezembro de 1959, aconteceu a primeira transmissão de tevê no Rio Grande do Sul, feita pela TV Piratini. Faz-se necessário salientar neste momento que o Governo teve a oportunidade de permuta ou compra do prédio e não o fez. O futuro proprietário (EBC/TV Brasil/Radiobrás) se dispôs a manter no prédio as emissoras, inclusive sem nenhum custo. Mesmo assim, o Governo do Estado determinou à TVE e à FM Cultura que desocupem o imóvel até o próximo dia 31 de março de 2010. Até o momento, nenhum esclarecimento ou garantia foram dados aos funcionários das emissoras ou aos parlamentares gaúchos que se uniram ao movimento para negociar a permanência das emissoras no local atual. Mais do que a saída do Morro Santa Tereza, a ameaça é de encolhimento das duas emissoras, a exemplo do que sofreu a Procuradoria Geral do Estado, que foi removida para um andar do DAER e os servidores obrigados a se adaptar em espaços reduzidos e sem condições de trabalho.
O SOS TVE e FM Cultura conta com o apoio de várias instituições, das classes artística e intelectual do Estado e, até mesmo, de entidades de trabalhadores da América do Sul. O abaixo-assinado criado pelo movimento rapidamente se espalhou pela internet e em apenas uma semana já recebeu mais de 1200 assinaturas.
Livre para a participação de todos o espaço criado pelos organizadores do SOS TVE e FM Cultura no Brique contará também com apresentações especiais de pessoas da comunidade que espontaneamente estarão prestigiando o evento. Das 11h às13h será a vez dos grupos de teatro que farão apresentações rápidas. Logo após, das 13h até as 15h, estão previstas as manifestações de músicos.
Destaque para duas atrações confirmadas:
• Tradisons - grupo que está lançando cd, formado por 15 músicos e técnicos de diferentes nacionalidades e gerações e que pesquisa músicas dos mais distintos países, utilizando-se de instrumentos comuns aos mais exóticos. www.myspace.com/tradisons
• Bandinha Di Dá Dó – um quarteto de clown music, obviamente, bem-humorado e que mistura de rock, ritmos tradicionais e psicodelia, formado por palhaços músicos. www.myspace.com/bandinhadidado

Saiba mais sobre o SOS TVE e FM Cultura
A TVE e a FM Cultura estão saindo do prédio que ocupam há 28 anos porque o governo do Estado não aceitou negociar com o INSS (proprietário do imóvel). O governo do RS tem mais de 1500 prédios ociosos, que poderiam ter sido oferecidos para permuta. Apesar de ter a preferência na compra, o governo gaúcho não quis adquirir o imóvel. Nos moldes atuais de funcionamento da Fundação Cultural Piratini, a transferência vai custar mais caro aos cofres públicos, não havendo sequer viabilidade técnica para a mudança até 31 de março de 2010, data escolhida pelo Executivo para a entrega do prédio.
Os sindicatos dos Jornalistas e Radialistas e os funcionários acreditam que a decisão vai resultar na extinção da TVE/FM Cultura, já que o processo de sucateamento das emissoras se intensificou neste governo, com a falta de investimentos em infraestrutura e na produção própria, o desrespeito ao Conselho Deliberativo que representa a sociedade e o total desinteresse pela rede pública de comunicação no Brasil.
Contamos com a sensibilidade das autoridades e do povo gaúcho para defenderem a manutenção e o fortalecimento das nossas emissoras. Para tanto, devem permanecer no endereço atual.
Obtenha mais informações ou manifeste-se através do blog http://forumtve.blogspot.com
Para maiores informações sobre o ato no Brique da Redenção e entrevistas contatar com Alexandre Leboutte da Fonseca, representante dos funcionários da TVE/RS e FM Cultura, através do telefone (51) 9214.5790. Ou ainda através do email leboutte@uol.com.br ou a_leboutte@yahoo.com.br .

4 comentários:

Jana disse...

Que o Governo era vergonhoso a maioria dos gaúchos já sabiam...MAS ISSO É REALMENTE UM CRIME CONTRA A CULTURA!!!

Eu cresci assistindo a TVE e passei boa parte da minha adolescencia (e até hj tb) ouvindo a FM Cultura...

A possibilidade de isso fazer parte somente do meu passado é muito triste...

Celso R. disse...

É como disse a Jana. E o pior é que, à semelhança de seu prócer FHC, nossa governadora é PROFESSORA de 3o. grau, e encaminha tais ações de lesa cultura. La-men-tá-vel.

BruninhaGreenday disse...

Por favor esse governo perdeu a vergonha a muito tempo!!
Sem limites!!
Quer deixar um bando de gente sem emprego!! E acabar com as poucas fontes de cultura que temos!!
Quero ver se vai ter coragem de pedir meu voto ano que vem!!

Fabiano - Barricada Vermelha disse...

Não há limites para o vampirismo de Yeda Crusius; Seguindo a boa tradição do tucanato,irá permitir que a TV (que já não pega em Rio Grande e Pelotas há anos!)definhe. Depois, a fase será de "privatiza-la", para não manter um "órgão deficiente e que pesa no bolso dos chos". Não há surpresa. Quem fecha escolas e manda bater em professores, não tem nehuma novidade a nos oferecer. Temos mais um ano de buraco e queda acentuada com essa governadora. O impeachment urge. Só a assembléia não vê isso.