Pesquisar textos neste blog

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

TVE/RS E FM CULTURA CORREM RISCO DE EXTINÇÃO

MANIFESTO PÚBLICO DOS FUNCIONÁRIOS DA TVE E DA FM CULTURA

TVE/RS E FM CULTURA CORREM RISCO DE EXTINÇÃO

A TVE e a FM Cultura estão saindo do prédio que ocupam há vinte e oito anos porque o governo do Estado não aceitou negociar com o INSS (proprietário do imóvel). O governo do RS tem mais de 1500 prédios ociosos, que poderiam ter sido oferecidos para permuta. Apesar de ter a preferência na compra, o governo gaúcho não quis adquirir o imóvel. Nos moldes atuais de funcionamento da Fundação Cultural Piratini, a transferência certamente vai custar mais cara aos cofres públicos, não havendo sequer viabilidade técnica para a mudança até 31 de março de 2010, data escolhida pelo Executivo para a entrega do prédio.

Os sindicatos dos Jornalistas e Radialistas e os funcionários acreditam que a decisão vai resultar na extinção da TVE/FM Cultura, já que o processo de sucateamento das emissoras se intensificou neste governo, com a falta de investimentos em infraestrutura e na produção própria, o desrespeito ao Conselho Deliberativo que representa a sociedade e o total desinteresse pela rede pública de comunicação no Brasil.

Contamos com a sensibilidade das autoridades e do povo gaúcho para defender a manutenção e o fortalecimento das nossas emissoras. Para tanto, devem permanecer no endereço atual.

Obtenha mais informações ou manifeste-se através do blog
http://forumtve.blogspot.com

Porto Alegre, 03 de dezembro de 2009.

32 comentários:

Unknown disse...

YEDA = Destruição do estado. Chega a TVE tem que entrar na campanha "FORA YEDA" ou será o seu próprio fim.

É uma lástima.

Dimitri Aguiar disse...

Infelizmente tudo que se relaciona a cultura nao tem apreço dos governos, se fosse futebol... e um país sem cultura só pode resultar no que estamos vivendo !

Unknown disse...

Deve haver logo uma mobilização de jornalistas e artistas para chamar a atenção para esta situação. Sou atriz e palhaça e o contato do Sindicato dos Artistas e Técnicos de Espetáculo (SATED-RS) é (51)3226-1921. O presidente é Vinícius Cáurio. Vamos nos unir! É preciso fazer um barulhão.
Abraços
Patrícia

Viviane disse...

Que coisa horrível este governo. É uma falta de vergonha mesmo. FORA YEDA!

Martha Helena Sander disse...

A rádio e tv Cultura são, na minha opinião, as melhores fontes de cultura e informação disponíveis à população gaúcha. É uma lástima esse acontecimento. O que pensar de um Governo que tem tamanho descaso com cultura e educação?

Anônimo disse...

Queridos amigos! Lembro quando tentaram destituir a dona Eva Sopher da Administração do Teatro São Pedro. Houve uma mobilização nacional e o quadro foi revertido. Acredito que se possa fazer algo desse porte nesse momento. Tantas pessoas de renome (artistas, políticos, etc)já foram entrevistadas tanto na TVE quanto na FM Cultura, certamente, muitas delas se disporiam a participar de uma campanha. E poderíamos procurar apoiadores locais para construir a campanha, como a SATED, a Casa de Cinema.
Contem comigo no que eu puder colaborar.
Guta Teixeira - jornalista
gutateixeira@yahoo.com.br

Jussara Herve disse...

Um dia fui Jornalista. Tinha orgulho do que isto representava na representação social. Tínhamos voz, espaço, significado. Eramos uma real representação popular. Um dia fui Jornalista... Ficou tão longe este tempo! Quando começou a se discutir ética, rasguei o diploma e saí fora. Comportamento intrínseco à profissão não se discute, não se conceitua, não se traça parâmetros.
O que está acontecendo com TVE e tantos outros meios de comunicação, que se calaram no tempo, trata-se apenas da concretização do padrão comercial imposto ao ´novo´ jornalismo, às dormas livres de expressão, à representação popular.
Político se aposenta (virou emprego de carreira sem necessidade de qualquer formação ou diploma) representando o povo; governantes fecham o que incomoda; jornalistas morrem de fome com sua ética e sua moral.
O que fazer? Vamos vender peixe, aquele peixe que um dia aprendemos a pescar!

Alexandre Leboutte da Fonseca disse...

Agradecemos as manifestaçpões de apoio. Estamos tentando organizar um ato-show. Dia 20 de dezembro faz 50 anos da inauguração da primeira televisão do RS, a TV Piratini, que funcionava no prédio que passou a ser ocupado pela TVE a partir de 1981. Estamos vendo se conseguiremos realizar o ato-show no próximo dia 20.

Bob Bahlis disse...

É triste a situação atual da Tve e Fm Cultura.
Trocar de endereço não faz sentido algum.
Isso mostra o descaso com o povo gaucho e com a falta de cuidado com quem faz tv e rádio preocupado em qualidade e não quantidade.
É um belo momento pra refletirmos sobre o descaso do atual estado governante.

Clô Barcellos disse...

Enquanto o Brasil fortalece sua TV pública, que existe em todos os países civilizados, o RS opta pelo seu fechamento. Repudiamos essa tentativa.
Apoiamos a manutenção da TVE/FM Cultura.
Clô Barcellos e Rafael Guimaraens
Editora Libretos

Alexandre Leboutte da Fonseca disse...

Fizemos uma pequena correção em nosso manifesto. A TVE foi para o prédio que hoje ocupa em 1981, há 28 anos, portanto.

Leonardo Mezzomo disse...

Como pode isso? Em um país civilizado a cultura é o suporte para tudo, parece que aqui é o contrario...Temos que ser alienados? É isso que importa para os governantes. Isto me deprime...Mas acho que ainda vamos reverter este quadro, vamos à luta!!

Angela Denize disse...

Deste governo pode-se esperar tudo, inclusive a extinção dos próprios veículos de comunicação que são os canais pelos quais deveriam ser expostos ao público a publicidade do atos da administração da "senhora" Yeda e todos os seus subordinados. Mas nem isso ela poupa.

Unknown disse...

Acho que o governo gaúcho deveria proteger a TVE pois ela colabora bastante na divulgação da cultura à toda população.
Temos que dar as mãos e lutar para que a TVE não seja extinta.

Ccesarbento disse...

Perebe-se, pela programação atual da TVE, que só o esforço de uns abnegados mantém a TVE funcionando.
O governo, afinal de contas, já tem a RBS como emissora oficial...

douradosradioamador disse...

Pessoal fico estarrecido quando vejo um governo querendo acabar com a cultura de um estado e mesmo de um Pais, estão a serviço de quem?? Será que é para fazer o jogo dos monopolistas? Será o fim? Infelizmente não é só ai no Rio Grande que estão querendo acabar com o que é sério, e não fica fazendo com que o povo só assista pornografias em seus canais. Aqui no Mato Grosso do Sul não esta sendo diferente, governantes deixaram degradar tudo o que é de cultura e regionalismo, tanto em TV como Radifonia. Oxalá resurgissem alguém com uma nova redenção republicana sem o entreguismo. Joel:Dourados,MS

Dimensão Experimental disse...

É mesmo o fim da pica a Ieda não satisfeita em detonar a educação resolveu de vez acabar com a cultura no RS. o que fazer? FORA IEDA, FORA, REMANESCENTE DA DITADURA, FORA TODA ESTA CANALHADA. Clua Farian historiador e membro do grupo de música instrumental "Dimensão Experimental"

Paulo Fachel disse...

É lamentável o jogo político que envolve toda a administração pública. Gestores incompetentes, que nada tem com o assunto, estão constantemente, dirigindo órgãos vitais. Simplesmente porque tem participação política. A "festa" que fazem com o dinheiro público é fora do normal. E fica tudo bem. Ninguem é punido. A TVE e FM Cultura não podem ficar sucateadas. Com investimentos elas manterão seus públicos, que procuram qualidade na pobreza que é a programação televisiva brasileira.

claudia lulkin disse...

lamentável...perder um espaço que é do POVO....
Um espaço que não seja meramente comercial e onde se fica sabendo de manifestações tão enriquecedoras da cultura do Estado e de Porto Alegre...
Muita luz, proteção com AÇÃO de resitência...
claudinhaV

http://ForumVital.blogspot.com disse...

EM DEFESA DA TV PÚBLICA ! ! !

MIREM-SE NO EXEMPLO DA BBC DE LONDRES,ONDE A DIREÇÃO GERAL ESTÁ A CARGO DA SOCIEDADE CIVIL,

*A FUNDAÇÃO PIRATINI NÃO PODE E NÃO DEVE MAIS FICAR "DE BAIXO DO BRAÇO" DE CADA GESTÃO (PARTIDARIZADA)DO
GOVERNO ESTADUAL !

*VAMOS MANTER A TVE NA SÉDE ATUAL(MORRO SANTA TEREZA) E MUDAR A LEI PARA QUE REALMENTE TENHAMOS UMA TV PÚBLICA NO RIO GRANDE DO SUL !

*ESTÁ NA HORA DO RIO GRANDE DO SUL TER AUTONOMIA NESTE SETOR.

Eduino de Mattos
Ong Solidariedade-porto alegre RS
(Técnico em Telecomunicações)

Unknown disse...

O LUGAR DA TVE E DA FM CULTURA É EM CIMA DO MORRO!!

E MAIS: QUEREMOS A EXPANSÃO DA TVE E DA FM CULTURA!!!

QUE FALTA DE INTELIGÊNCIA DESSA GENTE...

Cláudia Flores disse...

isso é um ABSURDO. eu devo toda a formação do meu conhecimento musical à FM Cultura, que, simplesmente é a ÚNICA RÁDIO que ainda faz defesa à música popular brasileira e à música não-comercial. Já é triste ver que a rádio caiu nas mãos de péssimos administradores ligados ao governo, mas a extinção da rádio e da TVE é INADMISSÍVEL! avisem, por favor, quando será o ato em favor das emissoras. Obrigada

Cleto disse...

É mais uma atitude desse governo neoliberal, autoritário e descompromissado de tudo o que interessa a população. O cultural e o social, definitivamente, não são seus compromissos.
"FORA YEDA", um governo lastimável,
voltado contra a população!
Cleto

Unknown disse...

... concordo com todos ... porém esta pendenga com o inss já não é de hoje ... infelizmente já vem se arrastando por anos ...
Temos q lutar pela ""NOSSA"" TVE ... não devemos deixar q a nossa história se acabe ... pois infelizmente é uma das poucas coisas q sobraram das privatizações ...
um outro colega postou uma obs q o govervo no momento tem outra emissora oficial ... concordo ... porém ... teve um outro governo q também fez parte desta """equipe""" ... só q ele se foi ... e o povo esqueceu !!! e sem perceber colocou a substituta dele ... ACORDA POVO!!!! o tempo dela está acabando ... mas não vamos deixar c q ela acabe c a TVE !!!!!!!!! não esqueçam na hora de votar ...

#neuroniosfemininos disse...

É um absurdo o que está acontecendo. Não podemos deixar a TVE e a FM Cultura terminarem. Vamos para a rua, como foi feito pela volta da obrigatoriedade do diploma de jornalista (outra vergonha para o Brasil). Contem comigo no ato público.

Unknown disse...

NÃO ENTENDO A "SURPRESA".
ACREDITAR QUE A DESGOVERNADORA
PAULISTA, DEIXARIA A
FUNDAÇÃO PIRATINI, FORA DE SUA
POLÍTICA DE TERRA ARRASADA,
É, NO MÍNIMO, INGENUIDADE.

douradosradioamador disse...

Acabei de receber via Coletiva News que está sacramentada a transação Governo EBC sobre a TVE, foi lutado tanto para derrubar os que começaram a destruir o RIO GRANDE e infelizmente a Crucios continuou com a saga de destruir a terra que tinha o orgulho de ser o estado mais politizado do país, e pelo geito existe um força invizivel que está dominando em todos os cantos desta terra que se chama Brasil ou é Brazil??? O entreguismoo esta em toda as partes, isto é de Sul a Norte como de Leste a Oeste. As eperanças estão se esvaindo e não temos niguém com forças e apoio para reagir...

Marcinha disse...

Oi pessoal e Alexandre
-Que absurdo. Mas o que significa o desrespeito com a TVE é o final de uma uma morte anunciada. Não que isto seja justo. Pelo contrário. Só que Dona Yeda mostra um descontrole total com tudo que é do RGS. Nunca se viu tanta barbaridade em termos de desgoverno como nesta era Crusius. Cruz credo. Tou com vcs.

sidney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
sidney disse...

A Casa de Cultura já foi relegada ao esquecimento, vide o que fizeram com as salas de cinema, que tinham uma programação excelente até bem pouco tempo atrás. Por pouco não fecharam de vez, e hoje em dia subsistem exibindo sobras do circuito comercial da cidade. Agora esse "governo" amplia seu descaso para a TVE e FM Cultura. Ou seja, acabará com os cinemas, rádio e TV que dependiam do Estado. O que sobrará?

Joao Batista disse...

TVE = Cultura.
Queremos a TVE!!!!

Alisson Bento disse...

www.abnix.com.br - Hospedagem de sites e Streaming de radios shoutcast, msn suporte@abnix.com.br

Hospedagem para site - 250 gigas de espaço - Trafego E-mail ilimitado - servidor nacional cpanel e linux - R$ 10,00

Streaming de radio ShoutCast com auto-dj e hospedagem para sites e com melhor custo beneficio da internet so na ABNIX.com.br

Streaming para rádio - 200 ouvintes - Qualidade: 32 kbs - Auto Dj 5 Giga - R$ 10.90

Criação de Sites a Partir de 300 reias.

WWW.ABNIX.COM.BR - hospedagemstreaming.com